Impermeabilização

Como aplicar manta asfáltica fria e liquida em laje [Preço M2]

Pesquisando sobre aplicação de manta asfáltica? Você está no lugar certo! As infiltrações podem estar presentes em diversos ambientes da sua casa ou empresa.

Não é incomum ser surpreendido pelos problemas no acabamento da parede, por exemplo.

Isto costuma ser decorrente da absorção de muita umidade por alguma superfície, como o telhado, a laje ou até mesmo pela estrutura de fundação do imóvel.

Tudo o que fica exposto ao ambiente tem este contratempo, pois acaba entrando em contato direto com a água da chuva, os raios de sol, o frio, calor e a própria umidade.

Para resolver este problema, os fabricantes do ramo de construção civil têm desenvolvido diversos produtos impermeabilizantes, para serem aplicados em locais específicos, tais como telhados, lajes, baldrames e até mesmo piscinas.

Estes produtos podem vir em várias formas, como a argamassa, o líquido ou, ainda, a manta asfáltica.

Como aplicar manta asfáltica em laje

como aplicar manta asfaltica no telhado de brasilit

A manta asfáltica é muito utilizada na impermeabilização de lajes, pois sua alta resistência permite que seja instalada em locais em que há circulação de pessoas.

É um tipo de impermeabilizante que vem pré-fabricado, à base de asfalto, porém, transformado com polímeros.

A instalação da manta asfáltica não é tão simples. Primeiramente, é necessário se certificar de que o local que deverá receber a impermeabilização está totalmente limpo, livre de qualquer tipo de resíduo, sendo lavado com jato de água à alta pressão.

Antes de colocar a manta, é preciso aplicar um Primer e deixar secar. Depois que a manta já estiver colocada, o processo ainda não foi concluído.

É preciso realizar a proteção mecânica com uma camada separadora, em seguida, o piso final.

Como aplicar manta asfáltica com maçarico

Por todas estas questões, o mais recomendável sempre é que as mantas asfálticas somente sejam instaladas por profissionais especializados, que já estão habituados com este tipo de trabalho, podendo executá-lo com maior precisão e segurança.

Existem vários fabricantes que trabalham com as mantas asfálticas planejadas para diversas estruturas.

Um deles é a Vedacit Impermeabilizantes, que tem o produto na cor preta, e indica que ele pode ser aplicado em lajes, terraços, piscinas, caixas d’água, jardineiras, paredes verticais e vários outros locais.

Principais Produtos

Um fabricante de mantas asfálticas de grande destaque em todo o Brasil é a Viapol, com uma grande diversidade de produtos, com mantas Torodin, Premium, Classic, Viaflex e outras.

A Dryko também é uma especializada em produtos impermeabilizantes, dentre eles, constam as mantas asfálticas.

A empresa tem qualidade certificada pelo ISO 9001 e também é muito reconhecida no segmento de impermeabilização.

A Kimanta Alicerce é a manta asfáltica da Ciplak Impermeabilizantes, recomendada para ser aplicada em alicerces, baldrames, fundações e outros, mas superfícies com temperatura entre 15°C e 50°C.

Pode ser aplicada a frio, tem excelente aderência e tem o diferencial de poder ser instalada rapidamente, economizando mão de obra.

O mais importante é que, se você optar por aplicar sozinho uma manta asfáltica, no mínimo consulte um profissional especializado antes, para garantir que a instalação seja feita corretamente e o problema possa ser resolvido.

Além disso, também é importante para garantir a sua segurança, já que não está acostumado com este tipo de tarefa.

Vídeo | Passo a passo de aplicação de manta asfáltica

Realmente Funciona?

A manta impermeabilizante para laje realmente Funciona? Se a sua residência, empresa ou estabelecimento comercial tem estrutura de laje, você pode ter alguns problemas.

A exposição da superfície ao ambiente, acaba colocando-a em constante contato com a água da chuva, os raios de sol, o frio, a umidade, e isso tudo acaba tendo algumas consequências, como a infiltração e, até mesmo, rachaduras.

Além de isso degradar todo o acabamento da casa, quando a situação se agrava, pode até mesmo ser uma ameaça à própria segurança da família, podendo provocar alergias (no caso das infiltrações), ou algo mais sério (no caso das rachaduras).

Se você está se vendo nessa situação, não é preciso entrar em pânico! Por sorte, o mercado da construção civil já disponibiliza vários produtos, em diversos formatos, para combater isso: são os impermeabilizantes. Uma das formas de encontrá-los são em mantas, que têm a vantagem da fácil aplicação.

Marca de manta impermeabilizante para laje

manta impermeabilizante para laje

Uma das muitas opções é a Drykomanta Top, fabricada pela Dryko. Trata-se de uma manta asfáltica industrializada, de grande resistência e caracterizada pela alta flexibilidade.

Ela é vendida na forma de bobina de 1 metro de largura e 10 metros de comprimento.

Vedalaje Plus

A Vedalaje Plus é a manta líquida da Viapol, feita à base de resina acrílica. Além de já vir pronta para o uso, tem como vantagem a excelente aderência à superfície, além da alta durabilidade e resistência aos raios ultravioleta.

Fácil de aplicar, Vedalaje Plus pode ser encontrada em quatro cores diferentes: bege, branco, telha e concreto e em duas embalagens: o balde de 18 kg o galão de 4 kg.

Ciplak Impermeabilizantes

A Ciplak Impermeabilizantes fabrica a manta asfáltica de polietileno, excelente para a impermeabilização de lajes com área de até 50 m².

Sua espessura é bem definida, a aplicação é fácil e a resistência e durabilidade são grandes, características importantes na hora da escolha do produto adequado.

Seladin | Manta impermeabilizante para laje

Outra alternativa são as mantas de impermeabilização Seladin aluminizada, que garantem a proteção da laje contra os fatores externos que venham a causar danos.

Como é composta por folhas de alumínio, além de proteger, reflete os raios solares, tornando a temperatura do ambiente mais agradável.

É resistente a ressecamentos e tem alta durabilidade, além da aplicação fácil e rápida.

Vedacit

A Vedacit também trabalha com manta asfáltica de alumínio, que além de impermeabilizar a sua laje, funciona também como isolante térmico e acústico.

Pode ser aplicada em telhados e lajes que não tenham trânsito de pessoas ou veículos.

Você encontra as mantas Vedacit disponíveis em três dimensões diferentes, podendo escolher de acordo com o tamanho da sua laje.

É mais recomendável que estas mantas sejam instaladas por profissionais capacitados para executar esta tarefa.

Não sofra mais com umidade, infiltrações e rachaduras, pois a solução para tudo isso está mais perto do que você podia supor!

Agora você já conhece algumas mantas impermeabilizantes que podem ser aplicadas na sua laje para trazer mais conforto e segurança para você e para sua família. Não perca tempo e escolha a sua.

Mas lembre-se sempre de tomar todas as precauções necessárias na instalação.

Vídeo | Como aplicar manta asfáltica para laje

Leia também: O processo de impermeabilização passo a passo

O processo de impermeabilização passo a passo

Afinal, você sabe como funciona o processo de impermeabilização? De uma forma geral, impermeabilizar algo, independente de qual seja o objeto impermeável, área ou material, é impedir com que a água ou qualquer outro fluído possa atravessá-lo.

Notando que as informações sobre impermeabilização são um tanto quanto limitadas, esse artigo tem como objetivo mostrar para você todos os processos para a impermeabilização de um objeto.

Para complementar este artigo, leia também nosso post sobre como impermeabilizar lajes e como manter a laje impermeabilizada.

Processo de impermeabilização: três fundamentos

Processo de impermeabilização flexivel a base de elastomero

Continuando ao foco deste artigo, primeiramente entenda que o processo de impermeabilização se caracteriza em três fundamentos diferenciados de infiltração.

  • O primeiro consiste na impermeabilização para ambientes, onde há a presença de água sob pressão;
  • Já o segundo é para água com caráter de percolação;
  • E o terceiro é relacionado à impermeabilização contra a umidade nos solos.

Além disso, o processo de impermeabilização possui algumas normas para que ocorra com segurança e de forma correta.

A primeira regra consiste na elaboração do projeto, que pode ser realizado para uma empresa ou organização específica.

Depois disso, começam os estudos do local onde a prática será implantada, para definir regras, preços, tempo de execução e demais informações pertinentes ao processo.

Isso feito, a execução é liberada e, por fim, é necessário incluir matérias e sistemas ao processo de impermeabilização, para que ele flua corretamente como o planejado.

Como saber se precisamos da impermeabilização

Mas, afinal, quando decidir optar pelo contrato com alguma empresa responsável pela impermeabilização? Comece analisando a sua própria residência. Se manchas (provocadas pela umidade da água) começarem a aparecer, por exemplo, é sinal de que é necessário impermeabilizar aquele ambiente.

Geralmente, essas manchas são provocadas após chuvas e quando a umidade toma conta do tempo da cidade, afetando as residências e organizações.

Quando essas manchas começam a se tornar mofo, a situação fica ainda pior, e não há limpeza de casa que as façam desaparecer.

Visando ainda que os processos de impermeabilização são realizados conforme diferentes soluções, você deve saber escolher qual é a indicado para o tipo de serviço que você necessita.

A manta asfáltica, por exemplo, geralmente é a mais comum, utilizada com frequência em grande parte dos processos de impermeabilização, pois tem funcionalidades específicas para cada área ou ambiente.

Diferentes aplicações de impermeabilizantes

Geralmente, aconselha-se o uso das mantas asfálticas em telhados, lajes, ou também áreas onde há grande fluxo de indivíduos.

Em processos para impermeabilização de terraços, estacionamentos (cobertos ou não), varandas residências e baldrames a manta asfáltica é a mais indicada, lembrando ainda que é necessário escolher a manta adequada para a atividade que será realizada, pois essa também apresenta diferenciações.

Já o processo de impermeabilização com mantas líquidas geralmente ocorre em lajes para cobertura de ambientes, em abóbadas, marquises e também em telhas específicas (de fibrocimento).

Um pouco mais frágil do que a manta asfáltica, a manta líquida é utilizada em locais onde há tráfego de pessoas, deve conter ainda um sistema que faça uma ligação entre a manta e uma tela de poliéster, a fim de diminuir qualquer risco de ruptura da manta e consequentemente do processo de impermeabilização.

Agora que você já conhece todas as informações pertinentes ao processo de impermeabilização, suas especificações e diferenciações, não perca mais tempo e procure esse sistema em busca da solução dos seus problemas!

Compartilhe conosco sua opinião sobre processos de impermeabilização de objetos ou construções. Deixe um comentário abaixo!

Boa obra e até o próximo post!

Vídeo | Impermeabilização flexível a base de elastômero

Deixe uma Nota para Este Artigo!
Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 317
Como aplicar manta asfáltica fria e liquida em laje [Preço M2]