Como comprar laje mista – Principais fabricantes

A laje mista é um sistema composto pela integração entre o aço e o concreto, formando um elemento estrutural único. O sistema utiliza formas de aço perfiladas e recobertas por concreto. As formas utilizadas para a montagem da laje mista são compostas por aço galvanizado perfilado que passam a fazer parte da laje e, portanto, não são formas que possam ser descartadas.

A fim de que a estrutura funcione corretamente, é necessário que as chapas de aço apresentem perfil particular quanto às formas em sua superfície, de modo que haja boa adesão entre o concreto e o aço.

A laje mista pode ser utilizada em edificações de estruturas metálicas, bem como em edificações de estruturas de concreto e, além disso, durante a sua instalação, serve como plataforma de proteção para os operários que estiverem nos andares abaixo. Esse tipo de laje também pode ser constituído por telas eletrosoldadas, as quais atuam como “armaduras” que ajudam a prevenir que a laje seja trincada.

laje mista de aço e concreto

Como comprar laje mista

Para definir a compra da laje mista, é preciso ficar atento a algumas questões. Na fase inicial da construção, devem-se analisar as condições do conjunto das formas de sustentação do concreto fresco e a sobrecarga de construção. Na fase da montagem, é necessário dar bastante atenção aos ajustes que devem ser feitos nos contornos de pilares e nos cantos das estruturas, pois, depois de ajustadas as formas à estrutura e feita a concretagem, as chapas permanecerão fixas definitivamente. No caso de estrutura metálica, é possível fixar as chapas com parafusos auto atarrachantes e pinos com fixação à pólvora ou com solda.

Já no caso de estrutura de concreto armado, são fixadas com solda. Após a montagem e a fixação das formas, e antes do processo de concretagem, é instalada uma armadura metálica com formato de malha. A função dessa armadura é evitar que se criem fissuras ao longo da superfície da laje e reforçar a sua resistência de modo geral.

O processo de concretagem de laje mista é feito por bombardeamento de concreto. Com movimentos repetidos, deve-se lançar o concreto paralelo às nervuras dos perfis que fazem parte da composição da forma, sempre de uma extremidade à outra e de maneira uniforme. Com relação à fabricação do material, não existe uma norma técnica brasileira específica para a laje mista. Existem, sim, cálculos e procedimentos técnicos utilizados como referências.

 

Laje Mista Principais fabricantes

Grandes nomes da indústria têm investido na fabricação de aço para lajes mistas. Dentre as quais está a Tuper, uma das maiores processadoras de aço do país que, em 2012, apresentou, na 20ª Feicon Batimat, em São Paulo, sua nova laje, a Laje Mista Nervurada.

A nova estrutura é fabricada em aço estrutural galvanizado de alto desempenho e exige menos tempo de montagem, menos mão de obra durante sua construção e elimina o desperdício de materiais, permitindo a projeção de grandes vãos na obra, o que diminui o consumo de concreto e de aço e, ainda, ocasiona uma redução de 30% do peso, se comparada a outros tipos de laje convencional.

 

Vídeo | Lajes mistas de aço e concreto

https://youtu.be/1MyJ_zo7bFY

Deixe um comentário

*