Como impermeabilizar laje – Dicas e vantagens na aplicação

Impermeabilizar laje nas construções é uma etapa essencial. Isso porque a técnica é responsável por proteger as mais diversas superfícies e estruturas dos danos temporais, como os danos causados pela incidência da chuva ou dos raios solares nas áreas expostas e até mesmo nas estruturas que não se expõem a esses danos, mas podem se estragar com o tempo. E o caso das lajes, que se não impermeabilizadas, podem apresentar trincas e rachaduras no decorrer do tempo, tendo sua durabilidade reduzida, com a presença de infiltrações, umidade, mofo e fungos. É por isso que as lajes de cobertura ou internas devem ser impermeabilizadas, evitando o desgaste de seus materiais e a desvalorização do imóvel.

A impermeabilização das lajes dos diversos tipos vai protegê-la e proporcionar resistência às variações de temperatura e ainda proporcionar conforto térmico na parte interna dos ambientes. Confira como impermeabilizar laje.

como impermeabilizar laje gastando pouco

Como impermeabilizar laje – Técnicas de aplicação

A falta de impermeabilização ou a má na hora de impermeabilizar laje pode, além de danificar a superfície, corroer as armaduras, gerar problemas com a instalação elétrica e ainda comprometer a estrutura. É por isso que a laje necessita da impermeabilização flexível, pois acompanha a estrutura e evita o aparecimento de novos danos na superfície. Por conta disso, veja como impermeabilizar uma laje.

As lajes devem ser impermeabilizadas com manta líquida flexível ou impermeabilizantes do mesmo tipo, que vão garantir a melhor durabilidade do processo.

No entanto, antes de impermeabilizar a laje, é necessário saber qual é o tipo de laje a ser impermeabilizada, isso porque ela pode ser com ou sem tráfego, pois cada uma exige um tipo de impermeabilizante.

A laje com tráfego e extensão maior deve ser impermeabilizada com manta asfáltica. Já a laje sem tráfego necessita de impermeabilizantes em tons mais claros que contribuem com a estabilização das temperaturas internas adequadas, esse tipo de impermeabilizante também deve conter Composto Orgânico Volátil (COV). Para impermeabilizar a laje intransitável é possível aplicar o produto com rolo de pintura, vassoura ou trincha. A aplicação é rápida e possui secagem de no máximo três horas.

 

Cuidados antes da impermeabilização

Antes de impermeabilizar a laje, é preciso fazer o preparo da base, alinhar o caimento para a água escoar nos pontos certos. Para isso, arredondar arestas e cantos com média de um mês antes da impermeabilização, para garantir a cura da argamassa. A impermeabilização utilizada nos dois tipos de laje é eficiente contra a incidência solar, contribui com a redução de calor e protege as superfícies das infiltrações e goteiras.

 

Principais vantagens ao impermeabilizar laje

A impermeabilização das lajes traz muitos benefícios, pois essas áreas podem ser utilizadas para o lazer ou como estacionamento, sem preocupação com danos dentro dos ambientes. O que resulta em valorização dos empreendimentos, pois a área urbana está escassa de espaços horizontais, por isso o aproveitamento do espaço é muito valorizado.

Entre outras vantagens, além da durabilidade da edificação, as lajes impermeabilizadas ainda necessitam de menos manutenção e ainda oferecem além de temperaturas agradáveis dentro dos ambientes, maior isolamento acústico. Entre os fabricantes de impermeabilizantes para lajes estão a Viaplus e Bianco.

 

Passamos a palavra para o leitor

Compartilhe conosco suas experiências ou dicas sobre como impermeabilizar laje de maneira eficaz! Deixe um comentário abaixo!

Sucesso em sua obra ou reforma!

 

Vídeo | Como impermeabilizar laje com rachadura

https://youtu.be/ef2DgKOQAUQ

Deixe um comentário

*