Como impermeabilizar lajes – Técnicas e produtos

Nesta página você encontrará dicas sobre como impermeabilizar lajes, verá quais as verdadeiras vantagens deste serviço e nossa recomendação para fabricantes de impermeabilizantes.

A técnica de impermeabilização está cada vez mais sendo utilizada hoje em dia. Isso porque ela é capaz de oferecer total proteção a diversos tipos de estruturas e superfícies contra água, seja de banho, lavagem ou da chuva. A impermeabilização ajuda a proteger os revestimentos e a alvenaria. Impermeabilizar uma laje traz resistência contra o mofo, fungos, umidade e contribui para a durabilidade dos imóveis e para a qualidade de vida do usuário do espaço.

É por isso que as lajes também precisam ser impermeabilizadas. Esta é uma das áreas mais expostas às chuvas, assim como o telhado e as calhas. Com a ação da água da chuva, em pouco tempo esses materiais, mesmo que de qualidade, podem se desgastar e trazer prejuízos ao imóvel. Com a impermeabilização da laje esses locais ficam totalmente protegidos. No entanto, para impermeabilizar a laje é preciso utilizar produtos específicos, além de estancar, é necessário um produto capaz de acompanhar os movimentos estruturais que acontecem devido às mudanças de temperatura e que propicie conforto dentro dos ambientes.

Uma laje mal impermeabilizada pode ocasionar infiltrações de água, armação corroída, estrutura comprometida e danos na instalação elétrica. Por isso, para impermeabilizar a laje é necessário utilizar manta líquida flexível e impermeabilizante.

impermeabilizar lajes exposta

Como impermeabilizar lajes

É preciso estar atento também a dois tipos de lajes, que exigem impermeabilizações diferentes: laje com ou sem tráfego. Antes de aplicar o produto, é necessário preparar a base e fazer o caimento nas áreas exatas de escoamento. Arestas e cantos precisam de acabamento arredondado, preparados cerca de um mês antes, para que a argamassa esteja totalmente pronta.

As lajes impermeabilizadas trazem muitas vantagens, como a utilização desses espaços para estacionar carros ou mesmo para o lazer. Como os imóveis estão cada vez mais caros no meio urbano a utilização dos espaços valoriza ainda mais os empreendimentos.

Uma impermeabilização de qualidade também traz maior durabilidade para a construção, diminui os gastos com manutenção e valoriza a edificação proporcionando equilíbrio nas temperaturas e isolamento térmico.

A escolha dos produtos indicados para os vários tipos de laje precisa da avaliação de um especialista. Porém, em geral, para impermeabilizar as lajes intransitáveis com dimensões pequenas são necessários produtos com valor Composto Orgânico Volátil (COV) e de tons claros, pois ajudam a diminuir a temperatura interna dos ambientes.

Já para impermeabilizar lajes de maior extensão e com tráfego deve ser usada a manta asfáltica. Os dois tipos de impermeabilização citados são resistentes contra os raios ultravioletas e contribuem reduzindo calor, além de garantir a máxima proteção contra goteiras e infiltrações.

 

Fabricantes de impermeabilizantes

como impermeabilizar laje com rachadura

Os produtos para lajes intransitáveis podem ser aplicados com vassoura, rolo de pintura e trincha. O produto forma uma película resistente, flexível, elástica e impermeável sobre a superfície, e assim impede que a umidade e água infiltre. Além disso, a impermeabilização resiste as mudanças constantes de temperatura e seca rapidamente, em um período de 2 a 3 horas, e por isso torna a aplicação mais fácil e ágil.

Entre os fabricantes está a Viapol que produz impermeabilizantes para lajes com e sem trânsito, e contam com produtos de alta qualidade.

 

Impermeabilizar lajes com produtos – Viapol

A empresa Viapol foi criada em 1990, a Viapol é hoje uma referência nacional e internacional em diversos segmentos. Destaca-se pela sua qualidade em impermeabilizar lajes com produtos de alta qualidade e durabilidade em um mercado extremamente competitivo.

Além de comercializar produtos para este segmento, a empresa também oferece os seguintes cursos para clientes e profissionais da construção civil. Siga os links abaixo para maiores informações.

– Curso Técnico de Projeto e Sistemas de Impermeabilização

– Palestra Técnica de Impermeabilização

Aprenda de maneira criativa a impermeabilizar lajes com o Gibi Gratuito disponibilizado também pela Viapol. Acesse o link a seguir e salve em seu computador para livre consulta.

– Gibi – Impermeabilizar lajes, banheiros e baldrames

 

Dúvidas sobre como impermeabilizar lajes?

A Viapol preparou um tira dúvidas com perguntas frequentes para te ajudar nesta tarefa. Acesse este link e pesquise a solução que você procura para impermeabilizar lajes com a qualidade desejada!

Considerações finais

Deixe abaixo nos comentários sua opinião sobre o artigo ou compartilhe conosco sua sugestão ou dica sobre como impermeabilizar lajes com total qualidade.

Desejo a você um bom trabalho!

 

Vídeo | Como impermeabilizar laje gastando pouco

https://youtu.be/usz7SrhaNLw

 

Vídeo | Como impermeabilizar laje com rachadura

https://youtu.be/bQGhcT2vM8c

 

Deixe uma Nota para Este Artigo!

Avaliação média: 4.62
Total de Votos: 212

Como impermeabilizar lajes – Técnicas e produtos

Deixe um comentário

*