Como comprar laje nervurada – Dicas importantes tome nota

A laje nervurada é cada vez mais utilizada nas edificações atualmente. Com o crescimento cada vez mais acelerados das cidades e o aumento das construções verticais, as lajes se tornaram estruturas essenciais nas edificações e são utilizadas nos mais diversos tipos de edifícios, desde os residenciais, comerciais e até industriais.

Para atender a cada tipo de edificação, ela se divide em dois tipos, sendo que é possível encontrar lajes maciças e as pré-fabricadas. A maciça é aquela feita em concreto durante a construção, e nas pré-fabricadas é possível encontrar diversos tipos de lajes, entre elas a laje nervurada, veja como comprar.

A laje nervurada é uma estrutura composta totalmente por concreto e sua formação é pré-moldada, sendo que possui lajotas em cerâmica, além das treliças ou vigota trilho, e é capeada por concreto preparado durante a construção. Ela ainda conta armadura, que possui barras do tipo longitudinal reta que ficam na face inferior, outras contam treliças de aço entrecruzadas, nas quais podem ser colocados materiais inertes.

As lajes nervuradas são constituídas por um painel em concreto que resiste a compressão, suas nervuras também são em concreto, além da armadura em barras. As nervuras são responsáveis por ligar a armadura ao painel e a forma dessa laje lembra as vigas T.

laje nervurada vantagens e desvantagens

Tipos de laje nervurada

É possível encontrar dois tipos de laje nervurada, sendo que uma delas pode ser moldada durante a obra. Esta é construída já na área definitiva e utiliza o metal ou polipropileno, enchimentos que podem ser de poliestireno expandido, concreto ou blocos cerâmicos, além dos escoramentos. Ela ainda conta com o suporte aparente que pode ser em fibra de vidro, forma metálica, plástica ou de madeira. Tais formas são colocadas sobre um suporte de madeira, com apoio no caibramento.

Já a laje nervurada pré-moldada é mais fácil de manusear, sendo que é constituída por vigota pré-moldada que tem suporte para esse peso. Esse tipo de laje nervurada dispensa a utilização de formas durante a construção.

É possível também comprar laje nervurada mista, que é feita em formas de aço, incorporadas ao concreto antes que fique pronta, o que proporciona resistência superior a esse tipo de laje.

 

Vantagens da laje nervurada

Entre as principais vantagens das lajes nervuradas estão a redução da quantidade de concreto, a diminuição do peso estrutural e ainda reduções na mão de obra e no gasto com material, o que traz resultados econômicos consideráveis no término da obra.

Além disso, quando comparamos a laje comum com a nervurada, é possível encontrar ainda mais vantagens, sendo que são utilizados menos escoramentos e formas, o que torna a construção mais versátil, pois pode ser utilizada em todos os tipos de edificação.

Desvantagens da laje nervurada

A única desvantagem são os cuidados na sua execução, pois se não forem aderidas no concreto, poderão surgir trincas e rachaduras. Outra dificuldade é quanto ao processo de concretagem que é mais trabalhoso, assim como a armação, por isso exige mais da mão de obra, o que resulta em demora na obra. Entre os principais fabricantes estão Lajes Campinas, e Lajes Cabral.

 

Vídeo | Laje nervurada vantagens e desvantagens

https://youtu.be/yCSTxQmvLWk

Deixe um comentário

*