Impermeabilização de baldrame | Como fazer com manta asfáltica e preço

Você sabe o que significa baldrame? Você qual será a importância da impermeabilização do mesmo?

Se não fizer parte do mundo da engenharia, talvez não conheça o significado deste termo, mas é bem simples: um baldrame nada mais é do que um tipo de fundação, utilizada preferencialmente para edificações de pequeno porte, por ser considerada uma espécie de edificação rasa.

É constituída por uma viga, tanto de alvenaria quanto de concreto simples, construída diretamente no solo, dentro de uma vala pequena, que receberá pilares.

impermeabilização de baldrame com manta asfáltica

Impermeabilização de baldrame passo a passo

Os baldrames costumam ser mais empregados em casos onde não terão que suportar grandes esforços, pois, se tiverem, eles podem não ser totalmente seguros, por isso, são comuns nas construções de madeira.

Contudo, o que deve se considerar neste tipo de fundação, é o seguinte: os baldrames ficam em contato direto com o solo ou até mesmo com lençóis freáticos, dependendo do caso. Deste modo, ficam muito expostos e submetidos a certas situações como a umidade, que pode provocar infiltrações.

É possível que o baldrame capte tal umidade, transmitindo-a para as partes superiores da construção. É isso que gera problemas da infiltração nas paredes de muitas casas, que começam a ter seu acabamento deteriorado e, na maioria das vezes, o proprietário não entende exatamente o que está acontecendo e até culpa o clima de sua região!

 

Como evitar problemas com a impermeabilização de baldrame

Este problema pode ser evitado? Sim! A solução para ele está na impermeabilização de baldrame. O mais indicado é que a impermeabilização já esteja prevista e acompanhe todo o projeto da construção. Mas, se isso não aconteceu, você também não precisa se preocupar. Atualmente, já existem no mercado materiais impermeabilizantes que podem ser aplicados sobre os baldrames posteriormente.

Um destes materiais é o Veda Baldrame, que nada mais é do que uma argamassa à base de cimento, desenvolvida especialmente para este tipo de edificação. Fabricado pela Anchortec, o Veda Baldrame pode ser encontrado em embalagens de 18 Kg, nas quais você poderá ler como deve ser aplicado.

Outra opção para a impermeabilização da estrutura são as mantas da Viapol, que mesmo agindo de uma maneira diferente, garantem a segurança dos baldrames. As mantas são resistentes à tração e têm uma ótima capacidade de alongamento, portanto, não são prejudicadas pela dilatação da superfície. São encontradas em caixas com duas mantas, medindo 32 cm de largura e 10 metros de comprimento cada uma.

Veja também:

 

Impermeabilização de baldrame com manta asfáltica

Uma massa asfáltica que pode ser utilizada para realizar a impermeabilização é o Carbolástico Laje, recomendada para estruturas menores, de até 30 m², sendo encontrada em embalagens de três tamanhos diferentes.

Lembre-se: a impermeabilização muitas vezes não é pensada antes de o imóvel estar pronto, mas isto é um erro! A ausência ou ineficácia de tal procedimento com certeza trará problemas para você no futuro. Você verá o acabamento da sua casa sendo deteriorado e a umidade atingindo roupas, calçados e objetos.

Não é necessário passar por isso! Se a sua fundação é estruturada por baldrames e eles ainda não são impermeabilizados, procure logo um destes produtos que resolverão o problema rapidamente, evitando muitos desconfortos. Cuide daquilo que não aparece!

 

Impermeabilização de Baldrames e Alicerces

https://youtu.be/GFDkmoONsOk

 

Deixe uma Nota para Este Artigo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 282

Impermeabilização de baldrame | Como fazer com manta asfáltica e preço

Deixe um comentário

*