Impermeabilização

Qual o melhor impermeabilizante para piso de banheiro?

Saiba o porque você deve se preocupar com a impermeabilização no banheiro, pois são áreas que estão muito expostas à ação da umidade em nossa casa.

Além deles, lavanderias e áreas de serviço também se enquadram nessa gama de locais onde as infiltrações são mais constantes e demandam um certo cuidado, principalmente na hora de sua construção, que é a hora onde podemos resolver os problemas mais facilmente, já que o trabalho não está acabado.

Por conta da maior suscetibilidade à umidade, é necessário que, ao construir ou reformar sua casa, você submeta o banheiro a uma ação de impermeabilidade.

Impermeabilização no banheiro passo a passo

impermeabilização de banheiros com argamassa polimerica

Para impermeabilizar o banheiro são necessários diversos cuidados e um bom estudo, já que o procedimento não é fácil e tem duração mais demorada se comparada com outros ambientes.

Primeiramente, você precisa decidir qual o produto que utilizará para fazer a impermeabilização propriamente dita. Uma das formas mais usadas é através da emulsão a base de asfalto.

Qual o melhor impermeabilizante para piso de banheiro

Você pode encontrar produtos para este procedimento em lojas especializadas, sendo a Faber de Minas Gerais, uma das maiores empresas do ramo no Brasil.

O procedimento é composto por várias etapas, por isso é importante estar atento a tudo para que o serviço seja completo e o resultado seja alcançado.

Em primeiro lugar:

É necessário que a superfície onde a impermeabilização será feita deve estar regularizada, com uma inclinação em direção aos pontos por onde a água será escoada.

Para isso, pode ser utilizada argamassa pronta. A espessura máxima da camada de argamassa deve ser de 2 centímetros.

O segundo passo:

Preparar uma tela estruturante de poliéster. Esta tela é essencial para o procedimento, pois ajuda na fixação do produto impermeabilizante.

Ela deve ser aplicada nos ralos da mesma forma. A tela será aplicada após a aplicação da primeira demão do produto impermeabilizante.

Impermeabilização de banheiros com argamassa

A emulsão asfáltica é composta de substâncias asfálticas e minerais diluídos em água. Desta forma, cria-se uma membrana impermeável de ótima qualidade.

A aplicação da primeira demão do produto deve ser diluída em até 15 % de água, para tornar o procedimento mais fácil e para facilitar a absorção por parte da argamassa.

Áreas consideradas críticas, como ralos, merecem um cuidado especial, pois a chance de ocorrerem vazamentos por estes locais é muito maior e pode comprometer todo o serviço.

Pós aplicação

Após a aplicação da primeira demão, são necessárias, pelo menos, quatro horas até que a próxima seja aplicada.

Uma dica importante é ‘cruzar’ o sentido das demãos para otimizar o efeito. Ou seja, se você passou a primeira demão no sentido vertical, passe a segunda no horizontal.

Assim, partes que podem não ter sido preenchidas, certamente serão após a segunda demão. O ideal é que se passem três demãos para uma experiência completa com o impermeabilizante.

Qual a quantidade necessária?

Não é possível medir quanto de impermeabilizante será necessário para o serviço, pois cada caso exige uma certa quantidade.

Em média, para cada 2,5 kg de produto, um metro quadrado é impermeabilizado. Mas isso dependerá do tipo de impermeabilização feita, de quem fará o serviço, entre outros fatores.

O importante é não deixar a água e a umidade passarem!

Impermeabilização de banheiros com argamassa polimérica

Leia também: