Impermeabilização

Como tirar vazamento de cisterna e fazer impermeabilização?

A impermeabilização de cisterna, como por exemplo, tem se mostrado cada vez mais necessária no meio da construção civil.

A técnica, que age protegendo toda a edificação, interna e externamente, é capaz de evitar os danos causados pelos agentes naturais, como a chuva, ventos e as temperaturas altas do sol.

A impermeabilização também evita infiltrações causadas pela água do banho e de lavagem.

Entre os principais danos que as edificações acabam sofrendo são a umidade, bolor, rachaduras e trincas nas paredes, lajes e outras edificações.

Um exemplo é o caso das cisternas, locais que devem ser totalmente preservados, pois funcionam como reservatório de água que é utilizada não apenas para atividades domésticas, como também para alimentação, quando tratadas.

É por isso que a cisterna precisa estar isenta de qualquer agente que possa contaminar a água ou até mesmo causar vazamentos.

É por isso que existe a impermeabilização de cisterna. Veja como fazer:

Cisterna pode ser impermeabilizada? Veja passos para a impermeabilização

como tirar vazamento de cisterna

A impermeabilização de cisterna é muito comum e necessária hoje em dia. O processo de impermeabilização permitirá, além da durabilidade, a garantia de proteção da cisterna.

Para impermeabilizar a cisterna é preciso primeiro fazer o esgotamento dos reservatórios como um todo. Depois é necessário fazer a remoção do emboço, sejam as paredes, teto ou piso, nos locais que precisam ser reparados.

Agora, depois da identificação, o primeiro passo é fazer o tratamento das fissuras e trincas, para isso é necessário cortar o local e recompor com material novo.

Verifique também nesta etapa as ferragens que estão danificadas, utilizando cromato de zinco.

Em seguida, aplique chapisco na parte superior utilizando argamassa de cimento e areia. Depois escove toda a região desde piso até as paredes.

Em seguida, nivele o piso e as paredes utilizando a argamassa, deixando cada canto arredondado, para que não fiquem aberturas nesses espaços.

Como aplicar o impermeabilizante na cisterna

Depois de completar essa etapa, é a hora da aplicação do impermeabilizante com trincha.

É preciso aplicar primeiro uma mão do produto e esperar secar. Depois de quatro horas, verifique se o impermeabilizante secou completamente e, só então, aplique a segunda camada do produto.

É necessário aguardar mais quatro horas para fazer a aplicação da última camada de impermeabilizante.

Feito isso, o ideal é retirar todos os resquícios que possam ter ficado de produto no prazo de até 72 horas e fazer a higienização de cada reservatório.

Depois de tudo terminado, a cisterna já pode ser cheia novamente para utilização.

A impermeabilização no lado externo também precisa ser completada, pois caso contrário os problemas podem voltar a acontecer na parte interna.

Por isso, recomponha as áreas que se deterioraram na parte exterior da cisterna e faça a aplicação do impermeabilizante adequado para a parte externa.

Depois de oito dias faça a coleta da água para testar a se ela está potável. Lembre-se também de fazer a remoção dos resíduos próximos à cisterna.

O mercado conta com vários produtos para fazer impermeabilização de cisternas, porém entre os mais utilizados estão o Viaplus e o Viapol.

Vídeo | Revestimento para cisterna

Leia também: A melhor tinta impermeabilizante para parede interna [Preço M2]

Deixe uma Nota para Este Artigo!
Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 317
Como tirar vazamento de cisterna e fazer impermeabilização?