Impermeabilização de estofados | Veja como fazer e se vale a pena

A impermeabilização é uma técnica utilizada atualmente tanto nas construções, como também em objetos. A impermeabilização de estofados consiste na aplicação de uma película protetora que age contra a ação da água e ações climáticas nas superfícies.

Ela serve para evitar que a umidade, infiltração, mofo, fungos, entre outros agentes possam danificar essa superfície. É por isso que a técnica de impermeabilizar se tornou essencial para quem deseja a durabilidade, principalmente dos seus móveis. Entre os móveis, um dos que é danificado mais cedo é o estofado.

Isso porque os estofados são mais frágeis, por terem em sua construção espumas e tecidos. Com isso, eles estão mais sujeitos aos danos causados por líquidos, umidade e o tempo. A impermeabilização dos estofados serve para evitar que eles sejam molhados e que apresentem mau cheiro. O processo age conservando a vida útil dos estofados por mais tempo.

Vantagens da Impermeabilização de estofados

impermeabilização de estofados vale a pena

A impermeabilização dos estofados é feita atualmente por muitas empresas, algumas delas apresentam o serviço a domicílio, evitando que o sofá seja transportado e assim que ele possa ser ainda mais prejudicado. A impermeabilização confere à superfície do sofá a resistência contra os danos, principalmente dos líquidos. Por exemplo: ao derramar um copo de água sobre o estofado, a água não penetra no tecido, ela fica sobre a superfície e pode ser seca com papel ou pano seco.

Quem tem animais domésticos também sabe que, às vezes, o gato ou cachorro podem urinar no estofado, caso isso aconteça é só secar a superfície a parte interna está protegida. Existem também impermeabilizantes para estofados de carro, que vão proteger os bancos do seu carro contra todos os danos da umidade e do tempo.

A impermeabilização dos estofados é feita por empresas especializadas e deve ser feita por profissionais habilitados, para que os resultados sejam os esperados e não danifiquem o tecido do estofado. A impermeabilização é um investimento a longo prazo, que evita outros gastos e oferece a você mais conforto e tranquilidade.

Veja também:

 

Quando impermeabilizar o seu estofado

Uma dúvida muito comum é em relação ao momento ideal para impermeabilizar os estofados. De acordo com os especialistas da área, eles podem ser impermeabilizados quando novos e também usados. Indica-se que, ao ser comprado, o estofado já seja impermeabilizá-los de imediato.

Isso porque quando impermeabilizado novo, o estofado mantém a sua originalidade e é conservado desde o começo, aumentando ainda mais a sua vida útil. Caso contrário, se o estofado estiver usado e apresentar os efeitos da umidade, do tempo de uso, como odores, manchas, ele precisará passar pelo processo de limpeza total, para só depois ser impermeabilizado. Porém, vale lembrar que nada impede sua impermeabilização a qualquer momento.

A impermeabilização também não altera as propriedades do estofado, sendo que a cor e a textura do tecido são mantidos. A impermeabilização é invisível e só os seus efeitos é que podem ser percebidos. Além disso, o estofado precisa ser impermeabilizado apenas uma vez, depois de passar pelo processo a durabilidade, se bem conservado, é para a vida toda.

Existem diversos tipos de impermeabilizantes no mercado e inúmeras marcas, mas entre os impermeabilizantes para estofados mais utilizados estão: Spartagard, Impermax e Scotch Gard.

 

Impermeabilização de sofá vale a pena?

https://youtu.be/f4JjJCjVgl4

Deixe um comentário

*