Como fazer impermeabilização de fundações e subsolos e produtos recomendados

Com o objetivo de evitar umidade no pé das paredes, a impermeabilização de fundações é um importante passo a ser seguido durante a construção de qualquer obra civil.

A fundação é a parte da construção que é encontrada juntamente ao solo, local em que é normal de se observar um acúmulo de umidade. Algumas construções são feitas de maneira que a parede é construída logo junto com o solo, sem nenhum tipo de barreira, o que faz com que a parede absorva toda a água que fica em contato com o solo (água de chuva, água de lavagem do solo, etc.).

Isso acontece porque a água tem fácil aderência com o solo e acaba sendo absorvida de maneira que sobe para as paredes pelas porosidades do material. Isso causa além de infiltração e modificação da pintura, deixando-a estufada, com acúmulo de mofo.

impermeabilização de vigas baldrame fundações

Impermeabilização de fundações e subsolos

A impermeabilização da fundação existe para evitar tudo o que foi citado acima. Esse tipo de processo age como uma verdadeira barreira impermeável entre a parede e o solo, de maneira que nenhum tipo de líquido ou resíduo irá ser absorvido pelas paredes.

É válido lembrar que, no caso de fundação, a impermeabilização deve ser feita ainda no momento da construção em andamento, diferentemente dos casos de impermeabilização de calhas, lajes e telhados, por exemplo. O próprio operador de obras pode fazer a impermeabilização, se estiver utilizando os equipamentos de proteção individual (EPI).

É necessário fazer a aplicação de três demãos, para garantir que o local fique realmente impermeável e resistente. Essa aplicação deve ser feita como se fosse uma pintura ainda nos materiais em processo de construção. Para que a impermeabilização seja feita com sucesso, é preciso aguardar o intervalo entre as camadas aplicadas, que deve ser de 15 a 60 minutos, dependendo do material utilizado.

Veja também:

 

Cuidados na impermeabilização de vigas baldrame

Durante a aplicação, é extremamente necessário que a pessoa que estiver aplicando o material seja bastante cuidadosa com a quantidade utilizada.

Restos e sobras poderão afetar a terra e reservas de águas que estiverem próximas à construção, de maneira que poderá intoxicar o sistema de esgoto prejudicando diversas pessoas que utilizarão a água tratada vindo dessa mesma fonte.

Portanto, a dica é comprar somente a quantidade necessária para a área a ser impermeabilizada. Para saber qual é a quantia mais adequada, conte com a ajuda dos vendedores da loja onde comprar o produto impermeabilizante. Pelo fato de a maioria dos impermeabilizantes ser feita à base de petróleo e de outros produtos químicos, a atenção deve ser redobrada aqui.

 

Você está em construção? Atente-se a impermeabilização de sua fundação!

Se você comprou um imóvel e ele ainda está em construção, fique atento à parte da construção das fundações, que deverá receber a impermeabilização da maneira correta, com no mínimo três camadas e o despejo correto das sobras do material utilizado.

Essas informações devem ser disponibilizadas na hora da compra dos materiais de impermeabilização. No caso de não ser um profissional que fará a aplicação, fique atento a todas as instruções passadas pelo vendedor da loja ou busque dicas em sites especializados.

 

Vídeo | Impermeabilização de alicerce

https://youtu.be/7PgwKOWFpUk

 

Deixe uma Nota para Este Artigo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 288

Como fazer impermeabilização de fundações e subsolos e produtos recomendados

Deixe um comentário

*