Impermeabilização

Como fazer impermeabilização negativa e usar cimento cristalizante

Tudo sobre impermeabilização negativa e cimento cristalizante para pressão negativa você encontrará aqui!

Se você mora em condomínios residenciais, apartamentos ou mesmo em uma residência que seja a única do terreno, certamente já sofreu com algum dos muitos problemas provocados pela umidade, sendo que os principais são as infiltrações e rachaduras nas paredes, mas que também podem acontecer em outras partes da casa.

Para não sofrer mais com este tipo de problema, o segmento de materiais para construção civil conta com muitos fabricantes que investem pesado no desenvolvimento de produtos impermeabilizantes.

Os impermeabilizantes são aqueles produtos que protegem a superfície na qual são aplicados, impedindo que permaneçam em contato direto com a água das chuvas, os raios do sol ou a própria umidade, que, inclusive, tende a se tornar mais intensa de agora em diante, nas estações mais quentes e úmidas do ano como primavera e verão.

Impermeabilização negativa passo a passo

aplicação Impermeabilização negativa

Há um processo muito comum chamado de impermeabilização negativa, que pode ser entendido como o contrário da impermeabilização. Para melhor compreensão, vamos analisar um exemplo muito comum: quando a tinta da parede aparece danificada pelo processo de infiltração.

O que aconteceu foi que o mínimo espaço presente entre a parede e a tinta ficou com água acumulada, umidade.

Com o calor, essa água evaporou e agiu como se soltasse “bolhinhas”, que ficam aparentes na tintura e incomodam qualquer um que ver.

Neste caso, para que o problema seja resolvido de forma mais eficiente, é indicado que você remova a tinta, resolva o problema da umidade e só depois volte a pintar

Existem no mercado vários impermeabilizantes de materiais diferentes. Alguns são na forma de “massa”, mas também existem as borrachas líquidas, as mantas de impermeabilização, fitas e outros.

Principais produtos impermeabilizantes

Várias empresas são referência neste ramo, como a Ciplak Impermeabilizantes, que tem inclusive uma linha de produtos para serem colocados em áreas molháveis, como as piscinas, por exemplo, que exigem maior resistência.

São mais de cinco produtos diferentes só para fachadas. Um deles é a Mantacril, um produto líquido, com alta resistência, flexibilidade e grande aderência a superfícies de concreto, argamassa e madeira.

A Vedacit também é uma fabricante conhecida no segmento de impermeabilização, com produtos para metal, madeira, alvenaria e outras superfícies.

Neutrol Acqua é um deles, que depois de aplicado forma uma película impermeável, que resiste ao sol e à chuva, protegendo a estrutura também contra fungos e mofos.

Se você optar por fazer o processo com a praticidade de uma manta impermeabilizante, a empresa Viapol é destaque, com várias linhas diferentes e, dentro de cada linha, mais uma variedade de produtos para você aplicar dependendo do local a ser impermeabilizado.

Na linha Classic, a manta de alumínio é destaque pela aderência, durabilidade e elasticidade.

Fique atento!

Outro detalhe: em alguns casos, você fará a impermeabilização em locais de pressão negativa, ou seja, em que haverá água “contra” o impermeabilizante, tendo tendência a arrancá-lo.

Nessa situação, muitos produtos serão arrancados facilmente e não agirão com eficácia.

Aqui, o mais indicado são as argamassas poliméricas, que terão resistência maior a esta condição.

Sofrer com umidade, infiltração, fissura na parede é coisa do passado! Use os impermeabilizantes.

Cimento cristalizante para impermeabilização

Leia também:

Deixe uma Nota para Este Artigo!
Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 306
Como fazer impermeabilização negativa e usar cimento cristalizante