Impermeabilização

Como fazer a impermeabilização de sofá? Vale a pena? Estraga o tecido?

Os sistemas de impermeabilização de sofá possuem total comprovação de sua eficácia.

Uma estrutura impermeável está livre das infiltrações, de umidade e, por consequência, do fungo e do bolor.

É por isso que essa técnica muito utilizada no ramo da construção civil também é utilizada em outras estruturas como os móveis.

E uma das estruturas que mais sofre danos entre os móveis é o sofá.

Em geral com acabamento em tecido, eles são totalmente vulneráveis a líquidos, sólidos e todo o tipo de material que seja derramado nele e pode danificá-lo. Com isso, a vida útil dos sofás é cada vez menor.

Algumas pessoas recorrem a capas ou evitam deixar que se aproximem do sofá com líquidos, mas, mesmo assim, em algum momento ele corre o risco de ser danificado.

Por isso, para resolver esse problema tão comum foi que surgiu a impermeabilização de sofá. Veja como fazer e qual o momento ideal para impermeabilizar seu sofá.

O produto impermeabilizador é inflamável (Tenha Cuidado)

impermeabilização de sofá

Antes de contratar uma empresa para fazer a impermeabilização de sofá, atente-se, pois o produto que será utilizado no sofá é altamente inflamável durante o processo de aplicação.

O processo deve ser realizado somente por profissionais e deverá ser feito em ambiente próprio para aplicação.

Portanto, ao contratar uma empresa para fazer a impermeabilização do sofá, não cometa o erro de fazer a aplicação do impermeabilizante em sua casa, a não ser que a empresa se comprometa através de documento, ter toda a responsabilidade por qualquer dano que possa ocorrer.

Como funciona a impermeabilização de sofá

A impermeabilização de sofá é muito utilizada atualmente, o processo é totalmente eficaz assim como nas construções.

A impermeabilização de sofá contribui para sua melhor conservação. O processo evita que os líquidos penetrem na estrutura do sofá e, com isso, previne os maus odores e as manchas causadas por diversas substâncias nos tecidos.

Com tantos benefícios, a técnica é muito requisitada hoje em dia em todo o país.

Para quem tem animal dentro de casa, eles estão sempre no sofá e pode acontecer de urinarem sobre o tecido do sofá.

Neste caso, depois de aplicado o impermeabilizante, o liquido se torna gotas que ficam sobre a superfície e não são absorvidas.

Para a limpeza é necessária a utilização apenas de um papel que absorva ou um pano seco. Não é preciso friccionar para limpar.

Quando fazer a impermeabilização de sofá: novo ou usado

como fazer impermeabilização

E como saber o momento ideal para impermeabilizar o sofá? Essa é uma das principais dúvidas na hora de optar por esse investimento.

Ao comprar o novo sofá, muitas pessoas deixam a impermeabilização para mais tarde, afinal o produto está intacto, sem manchas ou qualquer outro dano.

No entanto, para garantir a qualidade de ‘novo’ do seu sofá, o ideal é impermeabilizá-lo o quanto antes, pois o processo vai criar uma película de proteção no sofá, mantendo ele sem nenhum dano.

Porém, quem já comprou o sofá há um tempo e não fez sua impermeabilização no início da aquisição, pode impermeabiliza-o também.

A garantia de impermeabilização é a mesma, a diferença é que o sofá novo será conservado no seu estado original e o usado no estado em que se encontra.

Contudo, o sofá usado precisará passar pelo processo de limpeza para depois ser impermeabilizado.

Benefícios com a impermeabilização do sofá

Os impermeabilizantes também contribuem com a limpeza dos sofás, que podem ser mantidos limpos em todo o tempo.

O sofá impermeabilizado pode ser limpando de uma a duas vezes por semana com o auxílio de um aspirador de pó para remover a poeira que se acumula sobre o mesmo.

Em relação a líquidos, caso seja derramado sobre o sofá, o procedimento é simples, bastando para a limpeza uma toalha de papel ou pano para absorção. Abaixo veja no vídeo a demonstração de limpeza.

Vídeo com detalhes sobre o processo

Acesse abaixo e veja passo a passo como uma empresa especializada no segmento de impermeabilização de sofá, efetua o trabalho.

Veja também neste mesmo vídeo, uma rápida demonstração de como o sofá fica protegido de líquidos em geral.

Qual o preço para fazer a impermeabilização de sofá?

Diariamente muitos leitores chegam até essa postagem procurando dicas de empresas para impermeabilizar seu sofá, mas, também sempre pesquisam pelo melhor preço.

É importante que você saiba também que para realizar este tipo de serviço, seu sofá ou estofado deve estar bem higienizado, ou seja, talvez você terá que contratar o serviço de lavagem de sofá, desta forma o preço do serviço tende a subir.

Veja nesta reportagem do programa Global Bem Estar a importância da higienização do sofá.

Não realizamos este serviço

Gostaríamos de esclarecer que o blog Impermeabiliza Brasil, não é uma empresa que presta este tipo de serviço e tão pouco temos parceira de divulgação com empresas do setor.

Se você leitor representa alguma empresa de impermeabilização de sofá, e gostaria de ter seu negócio ou produto divulgado aqui, contate-nos que teremos o prazer de realizar essa parceria.

Portanto, resumindo não podemos divulgar o preço médio do serviço de nenhuma empresa aqui, porque pode variar e não queremos prejudicar ambas as partes.

Qual produto é usado para impermeabilização de sofá?

Como falamos no começo deste artigo, o produto usado para a impermeabilização de sofá é inflamável e pode causar incêndio.

Mesmo assim recebemos diversos e-mails de leitores pedindo orientações sobre como comprar o produto impermeabilizante de tecido em spray, para aplicação em cadeiras, bancos de carro e entre outros itens.

E como aplicar o impermeabilizante você mesmo, sem a ajuda de um profissional?

Desta forma resolvemos então publicar algumas recomendações de um fabricante especializado do produto em spray, que é de fácil aplicação e pode ser utilizado por qualquer pessoa, sendo que é diferente do produto impermeabilizante usado em grande volume para a aplicação em sofás.

Mesmo assim cuidado!

Ressaltamos novamente que o produto é inflamável, portanto mesmo que sendo aplicado em menor quantidade, deve ser utilizado longe de qualquer contato com fogo, faísca ou ignição.

Um dos melhores ou talvez o melhor!

O produto impermeabilizante de tecido spray para sofá que iremos comentar aqui é o Scotchgard 3M.

impermeabilizante de sofá em spray

Como vemos nesta foto acima, o produto Scotchgard 3M possui diversas versões de impermeabilizante de tecido, como para sofás, bancos de carros, carpetes e para roupas.

Para este exemplo iremos focar nas especificações do spray para sofá, veja a seguir:

Uma lata do impermeabilizante de sofá em spray Scotchgard 3M possui 353ml e pode ser aplicado também em almofadas, cortinas, toalhas, tênis com tecido, bolsas, malas e entre outros.

Pesquisamos bastante e encontramos uma postagem bem interessante para compartilhar sobre como realizar a aplicação deste produto passo a passo.

Neste link veja além do passo a passo outras dicas extremamente uteis para todos que pretendem realizar a impermeabilizações de sofá, ou itens menores de estofados por conta própria.

Impermeabilizar sofá vale a pena? Estraga o tecido?

Você deseja saber como impermeabilizar sofá? Quer saber se vale a pena? Quem nunca teve infelicidade de derrubar algum tipo de líquido (vinho, por exemplo) ou qualquer outro tipo de resíduo em um sofá?

O sofá geralmente fica próximo à televisão, local onde muitas pessoas costumam relaxar e, às vezes, petiscar alguma coisa, beber algo.

Isso causa muitos acidentes que acabam estragando os mais nobres tecidos e deixando os anfitriões mais calmos, possessos.

A boa notícia é que existem procedimentos perfeitos que evitam esse tipo de situação.

Empresas especializadas em impermeabilizar sofá

impermeabilizar sofa vale a pena

A especialista em conservação de sofás, PannoGard, que tem filiais em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Ribeirão Preto e Vitória, é uma das empresas que realiza o trabalho de limpeza e também de impermeabilização de sofás.

O produto utilizado pela companhia faz com que líquidos e outros tipos de resíduos indesejados sejam repelidos pelo tecido, a partir da aplicação do impermeabilizante.

O produto não altera a textura e nem a cor do tecido em que for aplicado, mas de qualquer maneira, a empresa indica que o procedimento seja feito por profissionais da área e também que antes de impermeabilizar um estofado todo, que seja feito um teste em uma pequena e discreta área do tecido.

A PannoGard tem como garantia a proteção contra café, refrigerante, cerveja, vinho, molhos, graxa, óleos, molhos, ou seja, a prova de crianças e adultos desastrados.

Outra empresa especializada no assunto é a Dream Wash. Ela é responsável não só pela impermeabilização, mas também pela lavagem de estofados.

Na opinião da organização, com o tempo, foi se percebendo a necessidade de proteger todos os tipos de estofado, mas em especial, os de cor clara.

A criação de resinas que tinham como função impermeabilizar estofados e tecidos abriu as portas para a criação de produtos mais tecnológicos e que abrangem maior quantidade de tipos de tecidos.

Impermeabilizar sofá vale a pena?

Atualmente, o processo de impermeabilização de sofás não resulta em nenhum tipo de modificação do tecido e nem da textura do sofá.

No caso de sujeira no estofado já impermeabilizado, os líquidos derrubados serão repelidos pelo tecido, de maneira que ficarão em formato de gotículas.

Estas podem ser removidas com o auxílio de um pano seco ou de uma toalha de papel.

A Dream Wash tem profissionais especialistas em impermeabilização de estofados que atendem a maioria das cidades brasileiras.

No site da empresa é possível encontrar o telefone de contato para encontrar a unidade mais próxima.

Como qualquer outro tipo de procedimento, a impermeabilização exige manutenção e cuidados especiais.

A aspiração do estofado duas vezes por semana e a limpeza de qualquer resíduo sem pressionar o tecido são cuidados que fazem com que o resultado da impermeabilização dure mais tempo e seja eficiente.

Procuram-se profissionais qualificados! Impermeabilizar estraga o tecido?

A impermeabilização de qualquer área é um procedimento delicado, por isso, não deixe de contratar um profissional devidamente qualificado para fazer a aplicação dos produtos impermeabilizantes que são vendidos.

No caso dos estofados, uma atenção especial deve ser prestada, já que eles costumam ser investimentos consideráveis na mobília de qualquer lugar.

Portanto, a impermeabilização ajudará na preservação desse querido móvel, mas a necessidade de manutenção é importante, não abra mão de deixar o tecido de seu estofado sempre limpo e em boas condições.

Vídeo | Produto impermeabilizante de tecido em spray

Vídeo |  Como impermeabilizar sofá de suede

Leia também:

Deixe uma Nota para Este Artigo!
Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 325
Como fazer a impermeabilização de sofá? Vale a pena? Estraga o tecido?