Impermeabilização de solo e problemas causados em zonas rurais, urbanas e enchentes

Você está sobre a impermeabilização de solo?

O processo de desenvolvimento pelo qual a nossa sociedade está passando é inegável e irreversível.

O progresso avança mais e mais a cada dia, com a construção de prédios enormes onde antes não havia nada, casas e condomínios residenciais em todos os lugares, carros com a maior diversidade possível de modelos circulando pelas ruas, indústrias, comércios, empresas.

Cada espaço da cidade, do estado, do país é aproveitado para servir à evolução, àquilo que parece um desejo de antecipar o futuro.

Tudo isso é positivo, sem dúvidas! Afinal, as pessoas desfrutam de cada vez mais conforto e sofisticação.

As indústrias geram milhões de empregos e são a principal fonte de renda de tantas famílias. No entanto, todo esse processo também provoca consequências não tão boas.

Causas e consequências da impermeabilização do solo

impermeabilização do solo e enchentes

Um dos problemas que mais têm aparecido na mídia nos últimos tempos são as enchentes, que costumam atingir os grandes centros urbanos, como São Paulo, por exemplo.

Obviamente existem muitas causas que podem gerar este transtorno, mas uma das principais é a impermeabilização do solo. Consiste na perda da capacidade de absorção das águas (principalmente pluviais), devido à grande quantidade de habitações, asfaltos, construções de todos os tipos e várias formas de ocupação da terra.

Ou seja, todos estes fatores acabam diminuindo drasticamente o número de terrenos com grama, terra, pedras ou outras superfícies capazes de absorver com abundância a água da chuva.

 

Enchentes

Um solo impermeável, portanto, é aquele que não consegue absorver água, ou pelo menos, não o suficiente, por estar “vedado” pelos asfaltos, calçadas e construções.

Acontece que nas épocas do ano em que chove mais, como no verão, por exemplo, os bueiros que ficam nas ruas muitas vezes não dão conta de toda a água que cai do céu e o resultado disso (combinado com outros fatores) são as inundações, que frequentemente deixam milhares de pessoas desalojadas, além das que perdem a vida ou a família.

É por isso que as enxurradas costumam ser menos frequentes nas zonas rurais, por exemplo. Os grandes espaços preenchidos por grama ou mesmo terra batida, não sofrem com as águas pluviais.

 

Meio ambiente afetado

A impermeabilização do solo é uma das muitas consequências da intervenção do ser humano no meio ambiente.

O progresso não pode e nem deve ser interrompido, pois isso também traria prejuízos para inúmeras famílias, no entanto, consciência é a palavra-chave do momento em que vivemos. Se homem irá extrair recursos naturais e mesmo utilizar o espaço antes tomado pela natureza para o seu próprio bem, ele pode fazer isso de maneira menos agressiva.

E aqui não cabem apenas os empresários, industriais e chefes de governo. Neste caso específico que está sendo abordado, todos podem colaborar.

Você pode amenizar o processo de impermeabilização do solo na sua casa, reservando um espaço, ainda que pequeno para absorver a água da chuva: uma porção de grama ou de pedrinhas, ou ainda um jardim cuja terra fará a captação da água. Para quem mora em apartamento, a pequena floreira que fica abaixo da janela já pode ser um socorro. Faça sua parte!

 

Problemas causados pela impermeabilização do solo

https://youtu.be/tzI8DDgcGUc

Deixe um comentário

*