Como fazer impermeabilização de tapetes

Você está pensando em realizar a impermeabilização de tapetes? Então siga nossas dicas!

Tapetes são ótimos para deixarem o ambiente mais aconchegantes ou, então, separar ambientes em residências maiores, personalizar o local com cores e estampas de acordo com o gosto dos moradores.

Arquitetos e decoradores costumam aderir a esse item de decoração e, geralmente, os clientes acabam optando por cores mais claras, que possam deixar o ambiente mais básico para que seja possível ousar em outros itens de decoração.

Até aí tudo bem, o ambiente é decorado, o tapete é posicionado e os móveis também. Até que acontece a primeira reunião de família em que primos, tios, amigos e seus filhos estão na residência recém-decorada e alguém derruba algum tipo de bebida no tapete.

Olhares constrangedores e a tentativa de limpar o mais rápido possível, mas sempre fica aquela manchinha… Quem nunca passou por isso? Tanto em sofás, quanto em tapetes, essa história é clássica e já deixou muita gente irritada por ter seu móvel ou tapete estragado por algum tipo de resíduo.

Impermeabilização de tapetes passo a passo

impermeabilização de tapetes arraiolo peludo

A tecnologia já agiu em relação tanto aos tapetes, quanto aos sofás e a conservação dos mesmos.

Manter um tapete conservado por anos é possível, mesmo que ele seja de cor mais clara. A limpeza e a aspiração de pó e detritos periodicamente são necessárias e, além disso, existem produtos que podem auxiliar a manter o tapete sempre bonito.

A impermeabilização de tapetes pode ser feita em empresas especializadas ou até por redes de lavanderias que oferecem o serviço, que leva até uma semana para ficar pronto.

O aspecto de limpeza dura, em média, um ano, quando o processo da impermeabilização deve ser refeito. Os produtos que fazem a impermeabilização de tapetes são polímeros químicos, que são absorvidos por todo o tapete e faz com que a resistência a líquidos e resíduos em geral seja adquirida.

Para os que mantêm carpetes em casa, também é possível impermeabilizá-los através das mesmas técnicas utilizadas para tapetes normais, processo que faz com que a sujeira seja removida com mais facilidade, já que manchas e outros tipos de detritos são repelidos.

Veja também:

 

Onde impermeabilizar seu tapete?

As principais cidades do país contam com redes de lavanderia bastante confiáveis, como a 5àSec.

Essa rede oferece vários tipos de serviços, entre eles a impermeabilização de tapetes com a garantia de um bom trabalho duradouro.

Já a especializada em tapetes Kyowa, trabalha somente com esse tipo de processo, o que garante ainda mais possibilidades de existirem produtos e técnicas específicas para seu tipo de tapete.

 

Considerações finais

Contudo, é importante ficar atento ao tipo de impermeabilização que será feito e à sua duração. Muitas empresas oferecem uma garantia de um ano, para que durante esse prazo, o tapete esteja assegurado de estar preservado da melhor maneira possível.

Existem pessoas que acabam aderindo a técnicas caseiras e não profissionais de impermeabilização, a partir da compra de produtos vendidos em supermercados e lojas de material de construção. Mas, especialmente para tapetes, a impermeabilização é um processo delicado e que se, feito da maneira errada, pode prejudicar o material do tapete e sua estética.

Portanto, pesquise entre as empresas que oferecem o serviço de impermeabilização, qual tratará melhor de seu tapete.

 

Resina impermeabilizante para tapetes

https://youtu.be/M_04T-PaSCY

Deixe um comentário

*