Como fazer impermeabilização de terraço e coberturas

Você deve estar se sentindo incomodado com a quantidade de fungos ou bolor que está aparecendo em seu terraço.

Isso acontece pela ação do tempo, principalmente por chuva e umidade, além do fato do local não estar devidamente preparado para receber estas ações do tempo.

Para conseguir bons resultados, vamos te dar algumas dicas do que deve ser feito e que tipo de material deve ser utilizado para que sua impermeabilização do terraço seja feita com sucesso e o mofo não volte nunca mais.

impermeabilização de coberturas, terraço e sacadas

Terraço deve ter limpeza e desinfecção antes da impermeabilização

O primeiro passo para conseguir bons resultados é limpar bem e remover todo tipo de sujeira que foi se acumulando com o passar do tempo. Faça isso em um dia seco e bem ensolarado, pois a proliferação de fungos acontece em ambientes úmidos e, caso chova, sua limpeza pode não ter muito efeito.

Os fungos se acumulam geralmente em locais pouco ventilados, com pouca exposição de luz ou em materiais que tenha fissuras, sejam rugosos ou porosos. Procure remover a sujeira em todos estes ambientes. Você pode utilizar produtos que removem manchas ou fazem limpeza pesada. Se preferir, faça uma solução com água sanitária ou vinagre e água.

 

Reparos necessários

Se você impermeabilizar o terraço, mas deixar com as fissuras existentes, os fungos certamente voltarão e se acumularão nestes locais. Antes de passar qualquer material específico, deixe a superfície lisa passando um impermeabilizante acrílico flexível encontrado em lojas de construção.

 

Consolidação

Depois de limpar e tratar das fissuras, é importante melhorar a resistência de seu terraço para que aumente sua durabilidade ante as ações do tempo. Por isso, é indicado que se passe uma camada de resina de aderência em todo o local, assim, você terá um trabalho de qualidade sem ter perdido tempo.

 

Impermeabilização passo a passo

Chegamos ao passo mais importante e esperado: a impermeabilização de seu terraço. Você compra em uma loja de material de construção um bom impermeabilizante e aplica no local como se estivesse fazendo uma pintura com duas demãos (esperando secar a primeira para depois passar a segunda), para que você fique seguro de que toda a superfície foi protegida.

Uma dica interessante é neste momento você colocar cerâmica para que o ambiente fique mais bonito e seguro, além de mais protegido contra os fungos. Quem já tem cerâmica no terraço pode passar o impermeabilizante em cima, depois de fazer a limpeza e ter fechado as fissuras do local.

Veja também:

 

Outra maneira de deixar o terraço ainda mais prático e livre das ações do tempo é colocar uma cobertura sobre ele. Pode ser uma cobertura móvel para aproveitar os dias de sol ou investir em cobrir a área com telhas (escuras ou mesmo aquelas transparentes) e uma estrutura de madeira para que o terraço não receba mais a água da chuva.

Por outro lado, se optar pelas telhas, o espaço também não receberá tanto sol e vento como recebia anteriormente e, dependendo da situação e da localização, pode criar um ambiente úmido que certamente sofrerá de novo com os fungos. Por isso, o ideal é sempre limpar estes ambientes para que fiquem livres do mofo.

 

Impermeabilização de Terraço Transitável

https://youtu.be/-t8NWEfhcHk

Deixe um comentário

*