Impermeabilização

Como impermeabilizar parede interna já pintada com umidade?

Os impermeabilizantes, tanto para parede interna como externa, são cada vez mais necessários e essenciais nas construções, seja de edifícios ou de residências.

Isso porque o impermeabilizante é capaz de oferecer para as construções resistência contra os danos causados pelas mudanças ambientais, como as altas temperaturas ou mesmo as chuvas com vento que geram infiltração, umidade, mofo, bolor, rachaduras e trincas nas paredes.

Quem construiu a casa nova há pouco tempo e já percebeu a presença de algum desses danos, precisa fazer a impermeabilização o mais rápido possível.

Isso porque a ação dos impermeabilizantes cria uma película protetora contra todos esses danos, protegendo não apenas a estrutura da parede, como também sua pintura.

Por isso, veja como comprar impermeabilizante para as paredes internas e evitar que seu imóvel novo seja destruído.

Impermeabilização de parede interna pintada

como impermeabilizar parede interna já pintada

Os impermeabilizantes podem ser usados apenas nas construções em alvenaria e são totalmente eficientes contra os danos causados por agentes climáticos.

A impermeabilização deve ser feita no momento da construção do imóvel para garantir a durabilidade da edificação até a pintura.

No entanto, em geral ela não é considerada como essencial no momento da construção e, por isso, as pessoas acabam enfrentando os problemas causados pela falta do impermeabilizante.

A impermeabilização deve ser feita da forma correta, caso contrário o resultado pode ser comprometido.

Por isso, ao impermeabilizar uma parede, você precisa primeiro conferir o estado em que ela se encontra.

Se a parede estiver pintada, é necessário lixá-la até que fique lisa para a aplicação do produto. Em seguida, é preciso também retirar toda a poeira para só depois fazer a aplicação.

Caso a parede esteja sem reboco, apenas com os tijolos aparentes, é preciso fazer o acabamento para depois fazer a aplicação. Isso porque o impermeabilizante serve para vedar qualquer espaço que ocasione na entrada de água ou umidade.

Se a parede ainda estiver muito bruta, corre o risco de apresentar fendas entre a impermeabilização e os rejuntes.

Quais os impermeabilizantes para parede interna

Existem dois tipos de tijolos nas edificações que necessitam de diferentes impermeabilizações. Essa informação é fundamental na hora de comprar impermeabilizante para a parede interna. Por isso, se o tijolo for do tipo maciço, será necessário primeiro a injeção de um dos produtos cristalizantes com base mineral.

Isso porque junto à água ele forma uma barreira insolúvel que enche as fendas dentro dos tijolos e impedem que a umidade ultrapasse.

Esse tipo de impermeabilização é definitiva. Um dos produtos indicados para esse tipo de impermeabilização é o Denver Barra Seca.

Já para o outro tipo de parede interna que utiliza tijolos furados, a indicação é pela argamassa polimérica, esse produto precisa ser preparado adequadamente conforme as instruções do fabricante, para somente depois ser aplicado.

A argamassa precisa ser aplicada em três camadas, respeitando os intervalos propostos.

Indica-se aplicá-lo cerca de 1.5 m sobre o local da umidade, e nesse caso, além parte interna, é necessária a aplicação externa. Entre os produtos mais indicados está a Denvertec 100, Vedacit e Viapol.

Como aplicar impermeabilizante em parede interna que ja foram pintadas com látex

Leia também: Como fazer impermeabilização de terraços

Como fazer impermeabilização de paredes

impermeabilização de paredes é um processo essencial nas construções atualmente.

E, assim como na área externa e mais exposta das construções, ela também pode ser aplicada nas paredes tanto internas, quanto externas.

A impermeabilização irá atuar evitando que infiltrações, umidade, fungos e mofo possam danificar as paredes.

A impermeabilização prolonga a vida útil dos imóveis e evita que a estrutura sofra com fissuras e trincas, e mantém a salubridade dos ambientes.

O processo de impermeabilização deve ser feito no período de construção das edificações, no entanto, como muitas vezes não é considerado tão importante, apenas mais tarde a impermeabilização é realizada. Veja como fazer impermeabilização de paredes.

Como aplicar o impermeabilizante de parede

impermeabilização de paredes externa com reboco

A impermeabilização de paredes deve ser parte fundamental da construção, porém ela pode ser realizada também apenas depois quando a parede estiver danificada.

Vale lembrar que impermeabilização de parede não pode ser aplicada em construções de madeira, apenas alvenaria.

O processo de impermeabilizar paredes conta com várias etapas. Primeiro é necessário aplicar base de resina acrílica.

Este produto é utilizado para paredes externas, pois é altamente impermeável e resistente às mudanças de temperatura e a incidência dos raios ultravioletas.

No entanto, é preciso antes aplicar o fundo selador, que evita que os tijolos absorvam a reina, pois a superfície ficaria escurecida.

Processo seguinte na impermeabilização de paredes

Depois de seco, o impermeabilizante cria uma camada protetora resistente aos agentes agressivos e a água.

O selador também é importante para permitir que a resina seja melhor aderida na parede e assim evita que a parede seja escamada ou descasque com facilidade.

A resina aplicada na parede externa precisa ser totalmente acrílica, pois se possuir estireno em sua formulação ela poderá ser aplicada apenas nas paredes internas.

Uma dica é quanto ao tipo de tijolo utilizado, pois nos modelos com rejunte reto e profundo o selador não pode ser aplicado. No entanto, onde o impermeabilizante não for aplicado, a umidade pode se infiltrar.

Já o rejuntamento raso e côncavo proporciona uma camada homogênea, que garante a impermeabilização completa. A aplicação dos dois produtos pode ser feita com trincha no rejuntamento e parte externa dos tijolos.

Como preparar a parede para impermeabilizar

Na impermeabilização de paredes também é utilizado o silicone. Ele é capaz de isolar totalmente a superfície, impedindo a infiltração e umidade.

Deve ser aplicado com pulverizador parecido com aqueles usados para dedetização. Uma vantagem do silicone é que ele pode ser usado mesmo no rejuntamento profundo.

Precisa ser aplicado em duas camadas, a cada oito horas de intervalo. Prefira produtos concentrados em 6%.

Considerações finais

Antes de impermeabilizar uma parede é necessário prepará-la para receber o produto. O primeiro passo é remover a camada da superfície da parede, lixando-a com lixa 150.

Depois de lixar, é necessário retirar a poeira, pois caso contrário ela poderá impedir que o produto fixe. Somente depois a aplicação deve ser feita, de acordo com as instruções do fabricante.

Alguns produtos exigem menos tempo de intervalo para secar do que outros. Entre os produtos mais utilizados estão o Vedacit, Viapol e Ciplak.

Vídeo | Como impermeabilizar parede externa com reboco

Leia também: Impermeabilização de baldrame com manta asfáltica passo a passo

Deixe uma Nota para Este Artigo!
Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 301
Como impermeabilizar parede interna já pintada com umidade?