Como impermeabilizar laje com piso externo e concreto

A construção de lajes requer muitos cuidados, isso porque essa superfície deve ser mais resistente aos danos estruturais do tempo, especialmente quando expostas a variações de temperatura.

As lajes com piso dentro dos ambientes também precisam de resistência para suportar o tráfego frequente que estarão sujeitas.

É por isso que a impermeabilização é essencial para as lajes, essa técnica é responsável por vedar e selar toda a ação das falhas na estrutura, que tenham sido causadas durante a construção ou mesmo pelos danos temporais, como a incidência da água ou das mudanças de temperatura.

A impermeabilização das lajes resulta em mais comodidade para os habitantes das edificações, sejam elas residenciais, industriais ou comerciais. Por isso, veja como impermeabilizar laje com piso.

A importância da impermeabilização para laje com piso

impermeabilizante para laje com piso preço

A impermeabilização das construções, principalmente das lajes com piso, é considerada uma etapa essencial, pois ela contribui com a durabilidade e conservação das superfícies, impede a ação da água ou das temperaturas altas de causarem infiltrações, rachaduras ou trincas, danos que comprometam a estrutura, a pintura, revestimento e até a instalação elétrica.

Um investimento a longo prazo, que traz também segurança para as construções, mas que deve ser feito da maneira correta.

Para impermeabilizar lajes com piso, a primeira coisa a fazer é escolher o tipo de impermeabilizante para essas estruturas. Como são superfícies expostas a mudanças de temperatura, elas necessitam de impermeabilizantes flexíveis que acompanham a estrutura e devem ser utilizados em superfícies que podem apresentar trincas com o tempo.

Depois de optar pela impermeabilização flexível, o próximo passo é verificar se a laje possui tráfego ou não, pois existem impermeabilizantes para os dois tipos de superfície.

Feito isso, é hora de iniciar a aplicação do produto. Para começar, é necessário preparar a superfície, realizar o caimento ideal nos diversos locais de escoamento. Arestas e cantos precisam ser arredondados em um prazo de até um mês antes da impermeabilização das lajes, para que a argamassa seja totalmente curada.

Se a laje não possuir trânsito, é possível aplicar a manta líquida depois de misturá-la a água. A aplicação deve ser feita em duas etapas, a cada três horas. E pronto! Sua laje com piso já está impermeabilizada e pronta para uso.

 

Como manter a laje com piso impermeabilizada

Para manter a durabilidade da laje com piso impermeabilizada é preciso evitar perfurações, pois a garantia da impermeabilização pode ser comprometida. É importante também evitar a utilização de soda cáustica, ácidos ou detergentes, pois são altamente corrosivos e podem remover o rejunte da cerâmica ocasionando infiltrações.

Para que a laje com piso se mantenha impermeabilizada, verifique e complemente o rejunte quando for quebrado.

Para isso use água, cola branca e cimento branco que vão consertar o rejunte. Se for necessário escoar água na laje com piso, aguarde até a água ser escoada por completo e depois é necessário secar a superfície utilizando pano seco.

Entre os principais fabricantes de produtos para impermeabilizar lajes com piso estão a Bianco, Viaplus e Denver.

https://youtu.be/OPsnQvWC_T4

 

Deixe uma Nota para Este Artigo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 262

Como impermeabilizar laje com piso externo e concreto

Deixe um comentário

*