Como comprar laje alveolar e suas vantagens e desvantagens

As lajes são estruturas cada vez mais utilizadas nas construções atualmente, pois elas permitem a continuação das edificações na vertical, como por exemplo a laje Alveolar.

Considerando o crescimento das cidades, principalmente nos grandes centros, as lajes estão entre as preferidas na construção civil.

É por isso que o setor da construção civil vem investindo e muito em lajes ainda mais modernas, preparadas para os mais diversos tipos de edificações.

É possível encontrar lajes pré-fabricadas e maciças, sendo que existem tipos de lajes mais leves, mais resistentes, todas adequadas para os vários tipos de construções. Entre elas estão a laje alveolar. Veja aqui o que levar em consideração na hora de comprar este tipo de laje.

Sobre a laje alveolar

laje alveolar vantagens e desvantagens

Entre as lajes mais utilizadas hoje em dia estão aquelas em concreto, que são feitas durante o período de construção.

No entanto, as lajes pré-fabricadas estão ganhando espaço no mercado também. Existem lajes treliçadas com cerâmica, com isopor, painéis treliçados e alveolares.

As lajes alveolares são as menos utilizadas no setor residencial.

Isso porque sua estrutura é composta por painéis grandes, que são constituídos por cabos de aço altamente resistentes, que se ancoram na base de concreto. Esse tipo de laje vence vãos grandes e precisa ser transportada por guindaste, pois são extremamente pesadas. É por isso que a laje alveolar é a menos utilizada nas construções residenciais, que possuem pequenos vãos entre os pilares e vigas.

O preço dessas lajes para pequenas estruturas também não varia muito. Porém, na hora de comprar a laje alveolar para sua construção, lembre-se que é necessário a avaliação de um profissional da área, arquiteto ou engenheiro que irá lhe informar qual a melhor escolha de laje para esse tipo de edificação. Na hora de comprar a laje alveolar é necessário analisar os gastos com materiais, a economia, a vida útil da estrutura e a resistência.

Veja também:

 

Principais vantagens

A Laje Alveolar não utiliza escoramento, sendo que sua composição é em concreto protendido.

Esse tipo de laje conta com alvéolos longitudinais, que reduzem o peso da laje, além da altura invariável e transversal.

É possível comprar laje alveolar com largura de 30 cm, 26 cm, 20 cm e 15 cm, sendo que são preenchidas com concreto altamente resistente a compressões e ainda possuem aço especial para protensões.

Esse tipo de laje apresenta também vantagens na sua estética e, por isso, é muito aceita no mercado, com estrutura de resistência superior aos demais tipos de laje.

Por não depender de escoramento, a laje alveolar contribui na agilidade da construção, já que ela pode ser montada muito rápido.

Isso reduz o período de conclusão da obra. Além disso, esse tipo de laje aguenta altas sobrecargas e também ocupa vãos grandes.

 

Considerações finais

Na hora de comprar a laje alveolar é preciso ter em mente qual será a sua utilização. Ela é indicada para construção de edifício, galpão industrial, centro logístico, hipermercado e shopping center, entre outras grandes obras. Entre os principais fabricantes de laje alveolar no mercado brasileiro estão a Cassol e a Sistrel.

 

Montagem de laje alveolar, Pré fabricada

https://youtu.be/JdeAXn9dm_U

Deixe um comentário

*