Como deixar a laje totalmente impermeabilizada

Após fazer um bom trabalho na construção de uma laje, o ideal é que ela seja uma laje impermeabilizada para que dure por mais tempo e com o passar dos anos não corra o risco de apresentar mofo ou outras ações do tempo.

Existem algumas maneiras de fazer esta impermeabilização. Uma das mais simples é aplicar uma membrana líquida no local que deseja proteger.

A vantagem é que este tipo de impermeabilização pode ser aplicado direto no local, após a devida limpeza e cobertura de fissuras. Você deve ficar atento para não aplicar a camada de membrada líquida em locais que são muito irregulares ou de difícil acesso, senão não terá o efeito esperado.

Laje impermeabilizada gastando pouco

Deixando a laje impermeabilizada

Para aplicar, basta passar uma camada da membrana com um rolo, trincha ou pistola de ar, como se estivesse executando um trabalho de pintura. Uma das marcas indicadas é a Sika, que tem a membrana líquida e outros produtos especializados na proteção de lajes. A Sika também vende uma estrutura de poliéster de 2 x 2 m, que reforça o trabalho da membrana líquida aumentando a resistência do local contra as ações do tempo e aumentando o poder e impermeabilização.

Outra forma de deixar a laje impermeabilizada pode ser feita com uma cobertura de manta de PVC. Além do local, o material protege pessoas e bens materiais para que não fiquem expostos às ações do tempo. O PVC tem 1,5 mm de espessura e é reforçado com tela de poliéster. Além de proteger ambientes, a manta de PVC tem o poder estabilizante de raios, o que atende algumas das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A estrutura de PVC criada pela Sika tem um tratamento diferenciado de sua superfície, o que permite fácil limpeza e uma vida útil mais longa, pois o tratamento possibilita a diminuição de manchas de sujeira, de exposição ao sol ou de poluição.

 

Produtos para deixar a laje impermeabilizada

Muitas vezes as pessoas procuram soluções de impermeabilização depois que a construção está pronta e já apresentando problemas, como infiltração ou descolamento de pintura. Por isso, é importante fazer o escoamento correto da água que está se acumulando sobre a superfície que precisa de impermeabilização.

Depois, você pode adquirir os produtos da Quartzolit chamado Tecplus Lastic (se for para lajes com tráfego) ou Anchorflex Max (lajes sem tráfego). Para aplicar, basta utilizar um pincel ou rolo no local que será impermeabilizado. É importante limpar bem o local danificado antes de aplicar o produto, para que tenha sucesso na aplicação.

O Anchorflex Max deve ser diluído com uma parte do produto para outra parte de água. Aplicar duas ou três demãos. Mas, para isso, espere sempre três horas entre uma demão e outra para total secagem do impermeabilizante.

Tecplus Lastic precisa ser misturado com uma furadeira de baixa rotação com uma haste metálica acoplada. Este produto precisa de no mínimo três demãos, com intervalo mínimo de duas horas entre cada uma delas.

Considerações finais

Antes de fazer qualquer tipo de reparo, consulte um profissional da construção civil para ter melhores resultados e para saber qual o melhor tipo de solução para sua residência com a laje impermeabilizada.

 

Como impermeabilizar laje com rachadura

https://youtu.be/bQGhcT2vM8c

 

Deixe uma Nota para Este Artigo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 245

Como deixar a laje totalmente impermeabilizada

Deixe um comentário

*