Laje pré-fabricada | Dimensionamento, vantagens e desvantagens e preço m2

As lajes pré fabricadas são algumas das lajes mais utilizadas no mercado hoje em dia.

Isso porque esse tipo de estrutura traz muitas facilidades na hora de construir. A laje pré-fabricada se divide em vários tipos, sendo que entre as mais utilizadas estão a com vigota em concreto armado e vigota treliçada.

Por isso, na hora de comprar é preciso ter em mente qual dos tipos de laje pré- fabricada se procura.

Para começar, a laje pré-fabricada de vigota em concreto armado possui total ligação com o concreto, enquanto que a treliçada é constituída por armadura treliçada, tem ligação apenas parcial com a vigota. Ela é composta por painéis ou placas feitas em concreto que podem ser de diversos materiais.

Vantagens da laje pré fabricada

laje pré-fabricada vantagens e desvantagens

Entre as vantagens, esse tipo de laje conta com montagem facilitada e excelentes preços de mercado.

A laje pré-fabricada também dispensa o uso exagerado da madeira utilizado na laje convencional.

No entanto, a desvantagem é quanto ao acabamento, que pode estar mais propenso as trincas. Entre os tipos mais conhecidos de lajes pré-fabricadas estão: a laje treliçada com cerâmica, com isopor, laje de painel treliçado e a laje alveolar.

As lajes pré-fabricadas podem ser preenchidas com materiais vazados ou maciços, sendo que são utilizados como uma forma de redução no peso e na quantidade de concreto.

 

Onde utilizar a laje pré-fabricada

A laje pré-fabricada deve ser utilizada nas edificações de residências pequenas e pode ser usada também nos prédios baixos, pois se estruturam com facilidade, assim como facilitam a mão de obra. Esse tipo de laje não pode ser utilizado em prédios comerciais ou residenciais, sendo que podem estar mais expostos a sobrecargas superiores a seu suporte.

Ao comprar uma laje pré-fabricada é preciso ter em mente a altura, que deve ser padrão e não ultrapassar 8cm.

No caso da vigota treliçada, que faz parte da categoria de lajes pré-fabricadas, o tamanho pode chegar em 12 cm no máximo.

Na hora de capear a laje, no caso dos pisos, é necessário a espessura de quatro centímetros. Na hora de comprar a laje pré-fabricada, opte por modelos com aço de vigota em CA 60.

 

Lajes pré-fabricadas treliçadas, isopor e alveolar

O tamanho das vigas é padronizado, sendo que os modelos para os pequenos cômodos possuem cerca de três por três metros. Já nos espaços maiores é preciso utilizar uma escora de dois em dois metros.

A armadura precisa ter vigotas de cinco milímetros que serão instaladas a cada trinta centímetros.

Na hora de comprar lembre-se que a laje pré-fabricada de isopor tem entre suas principais vantagens a instalação e a montagem fácil. Já a as lajes pré-fabricadas com painel treliçado são vantajosas pela alta resistência e pela redução do uso de madeira.

Também não necessita de acabamento inferior e pode se tornar até parte da decoração dos ambientes. Um das distinções é o preço, que pode ser até 30% caro do que as outras. E, por último, a laje alveolar, que é indicada mais para os ambientes industriais e comerciais, sendo que é altamente resistente e composta por painéis grandes.

Com essas orientações é só escolher qual tipo de laje pré-fabricada você precisa e comprar a sua. Entre os principais fabricantes estão: Tavela e Vigota.

 

Laje pré fabricada preço m2

https://youtu.be/dhjegZ2pO2o

Deixe um comentário

*